Transparência

Transparência

Compromisso com a Ética e a Confiança

A transparência é um dos pilares fundamentais do Programa de Turismo Cívico e Cidadania nas Escolas. Este espaço foi criado para que você tenha acesso detalhado às informações sobre as atividades realizadas, os recursos investidos e os resultados alcançados. Aqui, promovemos a confiança e incentivamos o acompanhamento público do impacto gerado pelas nossas ações.

Descrição do projeto

O “Programa de Turismo cívico e cidadania nas escolas” visa promover a conscientização sobre cidadania, turismo cívico em Brasília e prevenção ao uso de drogas por meio de uma ação integrada, com concurso de poesia e redação com temática dos pontos turísticos de Brasília e atividades educativas para alunos da rede pública de Planaltina/DF, incentivando o conhecimento histórico e a responsabilidade social.

Título do Projeto: Turismo Cívico e Cidadania nas Escolas.

Local de Realização: Planaltina, Distrito Federal.

Período de Execução: De 5 de dezembro de 2024 a 5 de julho de 2025.

Público Alvo: 30 mil alunos de escolas públicas de Planaltina, beneficiando direta e indiretamente 50 mil pessoas.

Objetivo Geral: Promover educação cívica e cidadania por meio de palestras, concursos de poesia e redação, passeios cívicos e ações educativas.

Identificação do Objeto

Realizar a conscientização sobre cidadania, turismo cívico em Brasília e prevenção ao uso de drogas em 30 escolas da cidade de Planaltina, realizando palestras sobre turismo cívico, concurso de poesias e redação sobre turismo civico, realizar passeio de turismo cívico em pontos turísticos de Brasília e troca da Bandeira com 100 alunos de cada escola totalizando 3000 alunos e abordar a prevenção ao uso de drogas com entrega de livros educativos.

Justificativa do Projeto

O “Programa de Turismo Cívico e Cidadania nas Escolas” estabelece uma conexão estratégica entre turismo, educação e economia criativa, proporcionando experiências que ultrapassam o turismo convencional ao integrar vivências culturais exclusivas com produtos criativos. Com isso, o programa cria valor agregado para os visitantes, reforçando a proposta de Brasília como uma cidade rica em patrimônio cívico e cultural e oferecendo experiências imersivas com impacto direto na atratividade e identidade do destino. Essa iniciativa se alinha com os objetivos do PPA 2024-2027, especialmente no eixo de “Estruturar, ampliar e promover rotas turísticas com ênfase nos roteiros cívicos pedagógicos, negócios e eventos e rural”, promovendo a  inovação e sustentabilidade no turismo e incentivando a inclusão social e a cidadania.

Ao envolver estudantes em atividades cívicas, como concursos de poesia e redação e visitas guiadas a monumentos históricos, o programa cumpre um papel fundamental na educação para a cidadania e fortalece o sentimento de pertencimento. Os estudantes, por meio dessas atividades, tornam-se embaixadores do turismo local e futuros agentes de preservação e valorização do patrimônio material e imaterial de Brasília. Essa dimensão formativa atende também aos objetivos constitucionais de fomentar a educação cívica, incentivando o engajamento ativo dos jovens na sociedade e contribuindo para o
desenvolvimento regional.

Em consonância com o PNT 2024-2027, que prioriza o turismo responsável, inclusivo e voltado para a valorização dos patrimônios naturais e culturais, o programa se configura como um instrumento essencial para fomentar o turismo educativo. Ele conecta o Plano Piloto a áreas mais periféricas, promovendo uma distribuição mais ampla dos benefícios econômicos e sociais do turismo. Além disso, o envolvimento de artistas e profissionais locais da economia criativa fomenta o empreendedorismo e amplia a oferta de produtos culturais, refletindo a diversidade de Brasília.

Do ponto de vista jurídico, o projeto encontra respaldo na Lei nº 4.883/2012, que orienta a política de turismo no Distrito Federal, e cumpre plenamente o artigo 2º, que destaca a importância de valorizar o turismo cultural, cívico e arquitetônico e integrar setores estratégicos, como a economia criativa. As atividades de educação e turismo cívico, além de estimular a inovação, contribuem para a concretização dos incisos II, III, IV, V e VI do artigo 38, ao incentivar a participação da comunidade e valorizar o patrimônio cultural e histórico. O projeto também atende aos objetivos da Política de Turismo Distrital, conforme o artigo 4º e seus incisos, que buscam desenvolver transversalmente o turismo no DF, destacando-se como uma iniciativa alinhada com as metas do PPA e PNT 2024-2027, especialmente na ampliação do turismo inclusivo e no fortalecimento da economia criativa.

Dessa forma, o “Programa de Turismo Cívico e Cidadania nas Escolas” contribui para o desenvolvimento econômico, social e cultural do Distrito Federal e se consolida como uma ação transformadora e estratégica no contexto das políticas públicas de turismo e cidadania.

Objetivos

OBJETIVO GERAL: Realizar palestras sobre turismo cívico, concurso de poesias e redação sobre turismo cívico, passeio de turismo cívico em pontos turísticos de Brasília para alunos de escolas de Planaltina.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Promover a Educação Cívica e a Cidadania entre os Estudantes

  • Realizar palestras temáticas em escolas da rede pública de Planaltina em 2024/2025, abordando tópicos de história, cultura e o valor cívico dos pontos turísticos de Brasília.

Estimular o Senso de Pertencimento e a Valorização do Patrimônio Local

  • Organizar concursos de poesia e redação sobre pontos turísticos de Brasília, engajando ao menos 3.000 alunos para que expressem suas percepções sobre a cidade, suas tradições e seus monumentos.

Integrar Experiências Educativas e Culturais no Turismo de Brasília

  • Conduzir passeios cívicos em pontos históricos e culturais de Brasília para 3.000 alunos da rede pública de Planaltina, incluindo visitas à Praça dos Três Poderes, Museu da Cidade e participação na cerimônia de troca da Bandeira.

Fortalecer a Economia Criativa Local e o Empreendedorismo

  • Envolver, em pelo menos 10 atividades, artistas locais e profissionais da economia criativa para colaborar com oficinas e apresentações nas escolas participantes, incentivando a produção cultural e o engajamento com a comunidade.

Alinhar-se com as Diretrizes do PPA 2024-2027 e da Lei nº 4.883/2012

  • Desenvolver e implementar atividades que estejam em conformidade com os objetivos dos artigos 2º e 4º da Lei nº 4.883/2012 e as metas do PPA 2024-2027, garantindo o cumprimento das metas estratégicas e a valorização do turismo cultural, cívico e arquitetônico do DF.

Cronograma

Pré-Produção: 5 de dezembro de 2024 a 23 de fevereiro de 2025.

Produção: 24 de fevereiro de 2025 a 13 de junho de 2025.

    • Palestras e ações nas escolas: De 24 de março de 2025 a 13 de junho de 2025.
    • Passeios guiados: De 5 de maio de 2025 a 13 de junho de 2025.

Pós-Produção: 14 de junho de 2025 a 5 de julho de 2025.

Principais Atividades

  1. Concursos de Poesia e Redação:
    • Tema: Pontos turísticos de Brasília.
    • Meta: Engajar pelo menos 3.000 alunos.
  2. Visitas Guiadas e Troca da Bandeira:
    • Pontos turísticos visitados:
      • Praça dos Três Poderes.
      • Museu da Cidade.
    • Total de 3.000 alunos participantes (100 alunos por escola, de 30 escolas).
  3. Prevenção ao Uso de Drogas:
    • Entrega de 3.000 livros educativos.
    • Realização de palestras nas escolas.

Orçamento Total

Valor do Projeto: R$ 1.900.000,00 (um milhão e novecentos mil reais).

Origem dos Recursos: Emendas parlamentares de Jorge Viana, Eduardo Pedrosa, João Hermeto e Robério Negreiros.

Metas Quantitativas

  • 30 mil alunos atendidos em Planaltina.
  • 3 mil alunos participando dos passeios turísticos.
  • 30 concursos de poesia e redação realizados.
  • 60 apresentações culturais nas escolas.
  • 3 mil livros educativos entregues.

Indicadores de Monitoramento

  • Relatórios das ações nas escolas (fotos, listas de presença, declarações).
  • Relatórios das visitas guiadas e entrega de livros.
  • Fichas de inscrição e produções dos concursos de poesia e redação.

Parceiros e Colaboradores

  • Organização Responsável: Instituto de Defesa das Garantias Constitucionais (IDGC).
  • CNPJ: 31.188.829/0001-93.
  • Equipe Técnica: Coordenadores, palestrantes, artistas e profissionais locais.

Resultados Esperados

  • Educação Cívica:
    • 3.000 estudantes participando de palestras sobre cidadania e pontos turísticos.
  • Valorização do Patrimônio:
    • 1.000 estudantes participando de concursos de poesia e redação.
  • Economia Criativa:
    • 10 atividades culturais realizadas com artistas e profissionais locais.

Saiba mais!

Para mais informações sobre o Projeto baixe o Termo de Fomento em sua íntegra.



Baixar Termo de Fomento